Estar atento aos hábitos das crianças e percepção do cotidiano são fundamentais para garantir uma saúde visual adequada

Os olhos do ser humano são responsáveis por aproximadamente 80% das informações que chegam ao cérebro. Através deste sentido tão importante, que as pessoas começam a entender o mundo desde cedo. Cuidar da saúde visual infantil desde a primeira infância é essencial para manter uma boa visão durante a vida.

Entre o período de seis meses a cinco anos de vida é que acontecem os maiores desenvolvimentos oculares, e assim, um ser humano consegue ir adquirindo sua função visual até atingir uma capacidade considerada plena. Até que a criança atinja esta fase, é essencial que o acompanhamento oftalmológico seja feito regularmente.

É também na primeira infância que algumas doenças visuais costumam se manifestar como o estrabismo, desequilíbrio de músculos e dificuldades em geral. Além dos exames médicos, os pais podem tomar alguns simples cuidados para garantir a saúde visual infantil sempre em boas condições.

Atenção aos hábitos dos filhos

Nesta fase em que o mundo é descoberto de acordo com os olhos de uma criança, é muito importante que os pais estejam sempre atentos aos comportamentos dos filhos. Esse pode ser o primeiro gatilho para identificar um pequeno problema na saúde visual infantil.

 Se ele começar a reclamar de dificuldade para enxergar de perto ou de longe, dificuldade em ambientes muito claros, luzes fortes causarem cegueira repentina, dores na pupila ou até mesmo o enxergar de pequenos borrões podem ser sinais de que provavelmente, o uso dos óculos se fará necessário.

Utilização excessiva de aparelhos telefônicos

Ficar exposto horas a fio em frente a telas de celulares, computadores e televisão podem causar sérios danos a visão de qualquer pessoa, principalmente para as crianças no início da vida.

Como a saúde visual infantil está sendo desenvolvida, o excesso de luzes pode causar ressecamento na conjuntiva ou nos olhos, trazendo diversos prejuízos e doenças para os olhos. Limitar o uso e o contato com a tecnologia nos primeiros anos de vida podem ser fundamentais para garantir uma boa saúde da visão. As últimas pesquisas, de fato, sugerem fortemente que a produção de melatonina prejudicada devido à exposição à luz azul, (amplamente usada em praticamente todos dispositivos de LED, incluindo smartphones, tablets, notebooks e TVs) durante a noite, está causando muito mais problemas do que a insônia.

Cuidado do produtos e peças pontiagudas

Ao ter crianças em casa, a atenção deve ser redobrada. No momento em que eles começam a ter autonomia e descobrir o mundo, alguns objetos simples podem causar grandes complicações à saúde visual infantil.

É necessário ter extremo cuidado com brinquedos que possam ter peças pequenas, pontiagudas ou até mesmo jogos que precisem colocar mascaras ou outros objetos no rosto. Muitas vezes, as emergências oculares infantis se desencadeiam de simples brincadeiras ou distrações dos pais.

Caso seu filho precise de óculos para cuidar melhor da saúde visual, você pode contar com uma das melhores óticas em Curitiba. Há mais de 50 anos no mercado, a Super Ótica São José consegue oferecer as melhores opções para seu filho se sentir confortável.

Envie a receita para o atendimento através do WhatsApp e faça seu orçamento online. Ele é entregue em até 24h úteis. Conte com quem entende de saúde visual para toda a família.