Você sabia que o uso de lente de contato com grau cresceu nos anos 80? Isso ocorreu por causa do desenvolvimento das lentes gelatinosas e muito mais, na década de 90, com as lentes de contato descartáveis. Saiba que hoje em dia, elas representam um mercado com muitas opções e claro, com uma evolução constante. Ou seja, se você usa ou precisa usar esse item, deve conhecer os diferentes modelos para que junto com o seu oftalmologista você escolha o melhor para você.

Pensando nisso, nós da Super Ótica São José separamos os diferentes tipos de lentes de contato. Confira!

Lentes rígidas

É importante entender que as lentes de contato rígidas devem ser usadas por aquelas pessoas que contam com graus mais altos, elas são feitas com materiais não-flexíveis, ao contrário das gelatinosas que são mais maleáveis. Grande parte das pessoas reluta em se adaptar a esse tipo de lente de contato rígida gás-permeável e isso ocorre pelo receio de haver desconforto. A preocupação ocorre por causa da popularidade negativa das lentes rígidas antigas.

Mas saiba que as lentes de contato atuais contam com materiais de alta permeabilidade ao O₂, uma maior resistência à formação de depósitos, além de contar com uma boa estabilidade de parâmetros, permitindo que elas sejam fabricadas mais finas, ou seja, bem mais confortáveis.

Fora isso, as lentes de contato rígidas proporcionam, de maneira geral, uma melhor nitidez visual, uma maior saúde para os olhos e também uma maior durabilidade e facilidade de manutenção.

Free photo female doctor working in her ophthalmology clinic

Lentes gelatinosas

As lentes gelatinosas, no entanto, por contarem com uma maior quantidade de água, são bem mais confortáveis em geral do que quando comparamos com as rígidas, Os materiais usados são o hidrogel e o silicone, que permitem uma boa permeabilidade ao oxigênio. Elas podem muito bem ser usadas por pessoas que tenham miopia, hipermetropia e até mesmo por aquelas que tenham astigmatismo. No entanto, se o grau for muito alto, é importante que se verifique junto ao seu oftalmologista a necessidade de usar o modelo de lente de contato rígida.

Além do seu tipo de material, os tipos de lente ainda podem ser classificados a partir de sua função ou também do seu objetivo de uso:

Lentes tóricas

Esse tipo de lente é direcionada para a correção de:

– astigmatismo: uma irregularidade da córnea que faz com que a visão fique embaçada tanto de perto quanto de longe;

– miopia: é o embaçamento de visão para longe;

– hipermetropia: é o embaçamento da visão para perto.

Lentes multifocais

Esses modelos de lentes contam com a capacidade de oferecer foco para as distâncias de perto e longe, sem que haja a necessidade de uso de óculos. Geralmente, são recomendadas para pessoas que contam com mais de 40 anos de idade e sofrem de presbiopia, conhecida também como vista cansada. Podem ser rígidas ou gelatinosas.

Aqui na Super Ótica São José você encontra os melhores modelos de lentes de contato para as mais diferentes necessidades. Venha conferir as nossas ofertas!

Free photo front view of eye specialist holding glasses and contact lenses