Todo mundo tem, pelo menos, um par de óculos que é o seu queridinho, aquele que você não pode ver ninguém usando que já sai correndo para guardar. E quando encontra algum risquinho neles, então? A vontade é de chorar, afinal um bom par de óculos é um dos melhores amigos de uma pessoa, não é mesmo?

No entanto, como cuidar dos óculos, sejam eles de grau ou de sol, de maneira segura para que não risquem ou quebrem? Você também se faz essa pergunta? Então, confira esse texto que preparamos com algumas dicas sobre como cuidar dos seus óculos.

1 – Guardar não é o suficiente: ele precisa estar em um lugar propício e seguro

Sempre que não estiver usando seus óculos, coloque-os em um estojo, de preferência o que veio junto com ele quando você o comprou, pois esse é o adequado para a conservação dos seus óculos. Possuindo a forração em veludo, ele evita que as lentes dos seus óculos sejam acometidas por riscos, bem como as armações sejam quebradas. Mas antes de guardá-lo, certifique-se de que a lente está bem limpa, pois isso pode evitar arranhões.

2 – Evite o calor

Não deixe que seus óculos permaneçam por longos períodos expostos em locais muito quentes, como saunas e porta-luvas do carro, por exemplo. O calor prejudica a estrutura da armação, deformando-o e prejudicando a coloração e o revestimento das lentes.

3 – Mantenha seus óculos sempre limpos

Os óculos são acessórios bastante sensíveis, e como todo acessório sensível, precisa ser muito bem conservado. Para isso, você precisa manter alguns cuidados básicos com ele, tais como fazer a limpeza das lentes de forma regular com sabão neutro e água, evitar limpar as lentes com materiais secos, pois isso pode arranhá-las. E nunca utilizar acetona, detergentes, ou quaisquer outros produtos químicos.

4 – Óculos na cabeça é brega e estraga o seu acessório

Quando coloca os óculos na cabeça, você acaba forçando a armação, o que a desalinha com o tempo. Esse desgaste na armação pode acabar se tornando irreversível, e aumentar também o nível de queda dos óculos do seu rosto.

Por isso, retomando o que já foi dito, quando não estiver usando seus óculos, guarde-o no estojo, que é o lugar dele.

5 – Cuidando quando for manusear seus óculos

Quando for colocar ou tirar os óculos do rosto, segure-o sempre com as duas mãos. Quando você precisar tirá-lo e estiver sem o estojo por perto, coloque-o sobre uma superfície regular e com as lentes viradas para cima, isso sem esquecer-se de fechar corretamente a armação antes. Assim, você garantirá que os óculos não sofrerá quedas, bem como não terá suas lentes arranhadas ou armação comprometida.

Se você sempre pratica esportes radicais, ou até mesmo é um atleta, prefira não utilizar seus óculos durante as atividades, ou então utilize cordões para mantê-los firmes no seu rosto.

Viu só como é bem fácil manter seus óculos sempre bem cuidados e como se estivessem novos? Para isso, basta seguir as 5 dicas que trouxemos nesse texto para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.