Os óculos de sol são muito mais do que uma peça de estética e estilo: são acessórios de proteção que contribuem para nossa qualidade de vida e nossa saúde visual. Saber como comprar o melhor modelo faz toda a diferença, nos ajudando a aproveitar mais os momentos e ter toda a tranquilidade. No nosso post de hoje, vamos mostrar como escolher óculos de sol.

Separamos a seguir algumas dicas essenciais a serem observadas. Com elas, você terá muito mais satisfação e sucesso no investimento nessa peça. Continue sua leitura e saiba mais!

Quais as melhores dicas para escolher os óculos de sol?

São muitos os fatores a se pensar na hora de escolher seus óculos, demandando atenção e paciência para obter os melhores resultados. Para ajudar nesse momento, separamos alguns dos pontos mais importantes a serem levados em conta. Confira!

Verifique a proteção e a qualidade

A principal dica para escolher óculos de sol – ou escolher qualquer tipo de óculos, na verdade – é verificar a qualidade do produto. As lentes devem ter a proteção e o tratamento adequados, de modo que possam contribuir para a saúde dos nossos olhos e não prejudicá-los. Modelos falsificados, por exemplo, podem parecer mais vantajosos devido aos preços, mas acabam custando mais caro para a saúde.

Assim, invista em óculos de qualidade, de marcas reconhecidas e de óticas de confiança. Verifique se eles têm a proteção contra os raios UVA e UVB, que protegem contra os danos do sol no dia a dia ou em locais mais iluminados, como a praia ou a natureza.

Analise o formato do seu rosto

Os óculos são encontrados em várias formas e tamanhos, sendo que cada um se adapta com maior facilidade a certos tipos de rosto. Assim, você pode observar o formato da sua face para auxiliar na escolha, trazendo mais equilíbrio para o seu visual. Algumas das combinações mais comuns são:

  • óculos gatinho para rosto triangular, arredondado ou alongado;
  • óculos arredondado para rosto quadrado, oval ou em formato de coração;
  • óculos retangulares ou quadrados para rosto anguloso, oval ou redondo;
  • óculos em estilo Wayfarer para rosto redondo, oval ou quadrado.

Para considerar o tamanho, leve em conta o seu conforto e a sua segurança. Os óculos devem proteger os olhos e a pele ao seu redor, não devendo ser pequenos demais nem ficarem apertados. Eles devem ter um bom encaixe e te deixar à vontade para aproveitar o dia de sol!

Considere o seu estilo pessoal

Mais importante do que se encaixar em padrões ou “acertar” no formato dos óculos é se sentir representado e satisfeito com o visual. O óculos escolhido deve combinar com seu estilo e sua personalidade, ajudando a transmitir a sua imagem para o mundo.

Leve em conta as suas roupas e os seus gostos pessoais. Busque um modelo que combine com seu guarda-roupa e que ajude a montar os looks ideais para os seus momentos, te deixando confortável e respeitando sua autenticidade.

Leve em conta o ambiente em que os óculos serão usados com mais frequência

Outro fator muito importante é o contexto em que o modelo será usado. Os óculos de sol são acessórios estéticos e funcionais, que devem contribuir para as situações nessas duas perspectivas. Assim, eles devem ter a proteção adequada para o ambiente em questão e, ao mesmo tempo, um estilo que se adapte às circunstâncias.

Se eles serão utilizados em contextos mais pessoais, como um passeio com a família ou um dia na praia, fique à vontade para escolher qualquer modelo, observando apenas a qualidade que mencionamos. Se pretende usá-los, porém, em um contexto profissional, como uma festa da empresa ou uma viagem de negócios, vale à pena analisar se eles se encaixam no visual do trabalho.

Faça o teste

A melhor forma de escolher o óculos de sol ideal é experimentando! Pesquise por vários modelos, veja fotos de looks prontos e compare com seu guarda-roupa. Para além disso, porém, não deixe de testar pessoalmente, visitando a sua ótica favorita.

Tire um tempo para analisar as opções com calma, utilizando cada uma e se observando no espelho. Converse com o vendedor e peça suas sugestões, contando com o olhar de um profissional que entende tudo do assunto. Assim, as chances de acertar e ficar satisfeito são ainda maiores.

Quais são os principais tipos de óculos de sol no mercado?

Para complementar as dicas de como escolher óculos de sol, vale a pena destacar alguns dos modelos mais procurados. Separamos opções para além das tradicionais (como quadradas, redondas e retangulares), mas que também podem ser discretas ou destacar totalmente o seu visual, sendo até mesmo a peça que mais chama a atenção no seu look. Confira:

  • modelo Aviador – uma das opções mais famosas, que pode ser encontrado tanto com um estilo mais clássico e tradicional quanto em versões mais diferentes, com armações coloridas, ou com lentes espelhadas, por exemplo;
  • modelo gatinho – uma opção versátil, que tem boa adaptação a vários formatos de rosto e vários tipos de estilo. Pode trazer um toque mais glamouroso ou feminino para o visual;
  • óculos em forma de coração – são opções mais criativas que trazem um toque mais diferente para o visual, ideal para quem gosta de se destacar e quer manter um estilo mais delicado, ao mesmo tempo.

Para além da armação, você ainda pode observar as cores e tonalidades das lentes, que também contribuem para o estilo dos óculos. 

Lembre-se apenas de escolher tonalidades adequadas para cada ambiente e atividade, consultando um profissional para colher indicações. As lentes cor de rosa, por exemplo, não são recomendadas para locais abertos com muita luminosidade.

Agora você conhece alguns dos principais tipos de óculos e tem parâmetros mais definidos para tomar suas decisões. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas de como escolher óculos de sol e que aproveite para adquirir uma nova peça!

O conteúdo de hoje foi útil para você? Para continuar acompanhando nossas dicas e novidades, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.