As lentes fotossensíveis são uma opção e tanto para quem está em busca de mais praticidade no momento de escolher a lente que colocará nos óculos de grau. Isso porque muitas pessoas se incomodam com a necessidade de trocar os óculos de sol em locais com muita claridade ou durante os dias de verão.

Assim, um dos diferenciais desse tipo de lente é que são adaptáveis à luz e podem escurecer conforme a exposição à luminosidade aumenta. Portanto, é a escolha ideal para quem deseja mais praticidade no dia a dia.

Ficou curioso e quer saber o que são as lentes fotossensíveis e os seus benefícios? Então, não deixe de ler o nosso post!

O que são lentes fotossensíveis?

As lentes fotossensíveis conseguem reagir aos raios ultravioletas, fazendo com que fiquem escuras ao serem expostas ao sol, o que proporciona 100% de proteção. Quando a exposição aos raios solares diminui, as lentes ficam claras novamente.

Mesmo durante o tempo nublado, as lentes fotossensíveis continuam a alternar entre escuro e claro, já que o raio ultravioleta consegue ultrapassar a barreira criada pelas nuvens.

Como funcionam as lentes fotossensíveis?

Como abordamos no tópico acima, as lentes fotossensíveis são capazes de mudarem de cor ao entrar em contato com os raios ultravioletas. Com isso, só mudam a sua tonalidade ao ar livre e, quanto mais UV receberem, mais escuras elas ficam.

Para que isso aconteça, esse tipo de lente recebe um banho de polímeros eletrocrômicos durante a sua fabricação. Esses elementos químicos são responsáveis por mudar a coloração quando recebem uma descarga elétrica dos raios ultravioletas emitidos pelo sol.

A reação química se torna mais intensa quando a carga de raios UV aumenta e, com isso, a lente se torna mais escura quando há uma maior exposição à luz solar. As condições ambientais também influenciam nesse processo.

Por isso, quanto maior a temperatura do local, mais rápida se torna a transição de cor das lentes. Por outro lado, quanto mais frio, mais lenta é essa transição.

Quais são os benefícios das lentes fotossensíveis?

Existem diversos benefícios de optar pelas lentes fotossensíveis. Elas são aliadas da saúde visual, já que garantem 100% de proteção contra os raios UV. Além disso, outra vantagem é oferecer mais praticidade a quem utiliza óculos e não precisa trocar o acessório cada vez que muda de local.

Também proporcionam um conforto visual maior, principalmente quando estão associadas às cores como verde e marrom. Confira, abaixo, outros benefícios das lentes fotossensíveis:

  • economia, pois oferecem duas lentes em um único produto;
  • maior conforto aos olhos, evitando a fadiga muscular por conta da adaptação da visão a várias luminosidades, melhorando a rotina de pessoas com fotofobia;
  • proteção durante o dia, principalmente em locais muito iluminados.

Agora que já sabe o que é e como funcionam as lentes fotossensíveis, lembre-se de consultar um oftalmologista regularmente para que ele possa indicar o uso de óculos. Além disso, adquira o produto em um local bem-visto no mercado, como a ótica São José!

Gostou do post e quer saber quais são as principais lentes fotossensíveis oferecidas em nossa ótica? Então, entre em contato conosco. Será um prazer responder as suas dúvidas!