Os óculos de sol são acessórios fundamentais para proteger os olhos contra os raios solares não apenas no verão, mas durante o ano todo. Isso porque os raios ultravioletas podem provocar diversas doenças oculares, como a catarata e até alguns tipos de câncer.

Para mantê-los sempre em bom estado de conservação, é muito importante ter alguns cuidados com óculos de sol. Afinal, além de protegerem contra os raios solares, ainda ajudam na composição do visual no dia a dia.

Se quer conhecer alguns cuidados com óculos de sol indispensáveis, não perca o post. Boa leitura!

1. Limpe os óculos com pano de microfibra

No dia a dia nem sempre conseguimos perceber quando os óculos de sol estão sujos. Nesse caso, o mais recomendado é limpar o acessório antes de guardá-lo em um local adequado.

Para isso, é importante lavar os óculos com um sabonete neutro e água corrente e, para secá-los, utilize um pano de microfibra e que seja macio. Isso porque alguns tipos de tecidos podem arranhar as lentes, o que prejudica a conservação dos óculos.

2. Mantenha os óculos em um local seguro

Outro cuidado fundamental é guardar os óculos em uma capinha ou estojo de proteção quando você não for utilizá-los. Logo, é possível evitar que o acessório entorte, risque com mais facilidade ou quebre em algum acidente.

Capinhas forradas em veludo são as mais recomendadas, já que evitam arranhões e mantêm os óculos escuros bem limpos. Caixas sem proteção, bolsas e sacolas precisam ser evitadas.

3. Não use produtos químicos nas lentes

Evite usar álcool, acetona ou detergente para fazer a limpeza das lentes dos óculos de sol, pois os componentes presentes nesses produtos podem provocar deformações e manchas. Nesse caso, o ideal é usar produtos próprios, desde que não tenham ação hidratante e que sejam neutros.

4. Faça ajustes nos óculos de sol

É comum que, com o passar do tempo, os óculos de sol necessitem de ajustes. Para isso, é essencial levá-los em lojas especializadas, seja para apertar os parafusos, seja para ajustar as hastes.

Quando você procura uma boa ótica para realizar essas pequenas ajustagens, é possível garantir que o acessório se conserve por mais tempo. Isso porque, dependendo do material da armação, alguns óculos de sol devem ser aquecidos para que as acomodações sejam feitas.

5. Não coloque os óculos com as lentes voltadas para baixo

Um ponto que merece destaque no momento de guardar os seus óculos de sol é o modo com que estão posicionados. Nunca deixe-os com as lentes viradas para baixo e as hastes para cima. Caso não consiga guardar o acessório no estojo, mantenha-o longe de objetos e com a armação em um local seguro.

Agora que já conhece os principais cuidados com óculos de sol, lembre-se de colocar as nossas dicas em prática para manter o acessório sempre em bom estado de conservação. Além disso, adquira-o em uma ótica conceituada para ter um produto de maior qualidade.

Gostou do nosso conteúdo e quer receber conteúdos diretamente em sua caixa de entrada? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para conhecer as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.