Para muitas mulheres, a maquiagem é um item essencial no dia a dia, já que muda o visual, aumenta a autoestima e consegue disfarçar imperfeições no rosto. No entanto, se maquiar não é tarefa fácil, sendo necessário prestar atenção nos produtos usados para conseguir o resultado desejado.

Outro ponto que merece atenção é em relação à maquiagem vencida. A data de uso dos itens pode passar despercebida para muita gente que, na correria do dia a dia, esquece de conferir essa informação. O prazo de validade leva em conta testes dermatológicos feitos para evitar que os produtos não causem riscos à saúde. Logo, podem existir sérias complicações ao utilizar uma maquiagem vencida.

Neste post, falaremos sobre a importância da validade de uma maquiagem. Confira!

O que ocorre quando se utiliza uma maquiagem vencida?

Quando o prazo de validade de uma maquiagem expira, os princípios ativos do produto, assim como o conservante, perdem seu efeito. Sem esses elementos, o cosmético pode se tornar um local propício para o desenvolvimento de microrganismos, como fungos e bactérias. Com isso, é possível desenvolver alguns problemas de pele, como inchaços, alergias e irritações.

Além desses danos, os olhos também ficam prejudicados como consequência do uso de maquiagens como máscaras para cílios, delineadores e lápis vencidos. Um problema muito comum é a conjuntivite, uma inflamação na membrana que reveste o globo ocular.

Além disso, a pessoa pode sofrer com contaminações, alergias, coceira e blefarite. Essa última é uma doença bacteriana que causa vermelhidão, ardência e sensação arenosa no olho, podendo se agravar e afetar a córnea e os tecidos oculares.

Qual o prazo de validade de uma maquiagem?

Mas, afinal, como saber qual é o prazo de validade das maquiagens? De modo geral, o tempo médio é de 36 meses, mas o modo como você cuida dos cosméticos pode interferir na duração.

Caso os produtos fiquem em um local arejado e fresco, pode contar com o prazo de validade da embalagem. Contudo, se a maquiagem fica no banheiro, no carro ou em outros locais úmidos e quentes, a validade pode diminuir bastante.

Além disso, é possível utilizar os seguintes parâmetros de datas de vencimento:

  • sombra compacta: 36 meses;
  • bases oleosas: 18 meses;
  • bases aquosas: 12 meses;
  • corretivo: 18 meses;
  • delineador: entre 6 a 12 meses;
  • batom: 24 meses;
  • rímel: 6 meses.

Quais são os sinais de uma maquiagem vencida?

Para saber se uma maquiagem está vencida é importante observar se o produto sofreu alterações na capacidade de fixação, na consistência, na cor e no cheiro. Outro ponto que merece destaque é o surgimento de pontos cinzas, brancos ou verdes.

Esses sinais indicam que o produto foi contaminado, vencido ou mal armazenado. Caso observe todas essas alterações em sua maquiagem, lembre-se de descartá-las para evitar problemas na pele e nos olhos. As marcas não se responsabilizam pelos danos provocados após o vencimento.

Agora que já conhece os riscos de utilizar uma maquiagem vencida, saiba que é importante ficar de olho na data de validade do produto. Além disso, para mantê-la sempre em bom estado de conservação, armazene os cosméticos em um local adequado e longe da umidade e do calor.

Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba como cuidar dos seus óculos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.