Com a chegada dos meses mais frios do ano, muitas pessoas costumam tirar do armário os casacos e guardar as roupas de calor. Os acessórios que protegem os olhos também costumam ir para a gaveta, mas você sabia que é importante continuar utilizando óculos de sol no inverno?

Além de dar um aspecto sofisticado ao look, os óculos ajudam a proteger os olhos do vento gelado e do frio, características comuns dessa época do ano. Também atuam como uma barreira contra os raios ultravioletas, da poluição causada pelo tempo seco e da luz azul proveniente dos aparelhos eletrônicos.

Tem curiosidade para saber mais sobre esse assunto? Neste post, vamos falar sobre as doenças que podem afetar os olhos e a importância dos óculos de sol no inverno. Confira e tire suas dúvidas!

Quais doenças podem afetar os olhos no inverno?

Mesmo durante o inverno, a incidência de raios solares continua alta e, por isso, vários problemas de visão podem surgir nesse período. Proteger-se com os óculos escuros se torna uma questão de saúde. Confira os principais problemas que podem surgir logo abaixo.

Degeneração macular

A degeneração macular é um problema que atinge a mácula, presente na região central da retina, e pode provocar a perda da visão. Embora esteja relacionada com a idade, a exposição excessiva ao sol contribui para o aparecimento da degeneração muscular.

Queimadura na córnea

Assim como a nossa pele, a visão pode sofrer com queimaduras proveniente dos raios solares. Esse problema ocorre quando há uma exposição intensa ao sol, mesmo no inverno.

Catarata

A catarata é uma condição que deixa o cristalino mais opaco, causando a dificuldade de enxergar e, em alguns casos graves, a perda da visão. Alguns tipos de catarata são provocados pela exposição ao sol, por conta dos raios ultravioletas.

Pterígio

Outra doença que pode surgir com a exposição excessiva aos raios ultravioletas é o pterígio. Trata-se de uma alteração na conjuntiva, uma membrana transparente do olho.

Ocorre o crescimento fibrovascular de um tecido na área de exposição ocular em direção à córnea. Por essa razão, a condição também é conhecida como carne no olho. Em casos graves, o tecido cresce rapidamente e pode cobrir a pupila a ponto de prejudicar a visão.

Qual é a importância dos óculos de sol no inverno?

Os óculos de sol são mais do que um acessório de moda. Eles colaboram com a saúde ocular, protegendo contra os raios solares que podem prejudicar a visão. Veja, a seguir, os principais benefícios de utilizá-los mesmo no inverno!

Protege contra os raios ultravioletas

Os dias de sol são menos frequentes no inverno, mas os raios ultravioletas (UVB e UVA) continuam presentes e são tão prejudiciais quanto no verão. Por isso, é fundamental utilizar os óculos escuros com lentes que possam proteger os olhos contra a ação prejudicial do sol. Nesse caso, lembre-se de adquiri-los em uma ótica conceituada para obter o melhor produto.

Reduz o brilho

Muitas pessoas conseguem sentir o efeito do excesso de brilho do sol no inverno. Existem dias em que é difícil até abrir os olhos por conta da claridade. Isso pode ser bastante prejudicial quando você está dirigindo, por exemplo.

Os efeitos das chuvas em dias de sol e o reflexo das poças de água nas estradas podem prejudicar a visão. Portanto, é essencial usar bons óculos escuros, principalmente aqueles que possuem lentes polarizadas.

Protege contra o vento

No inverno e outono, os ventos costumam ser intensos, arrastando poeiras e outras partículas que causam inflamações, desencadeiam reações alérgicas e levam à secura das lentes de contato ou dos olhos. Nesse caso, os óculos escuros atuam como um escudo que protege contra esses detritos.

Diminui a fadiga ocular

As pupilas se contraem e dilatam de modo a controlar a quantidade de luz que chega à retina. Em algumas situações em que a intensidade da luz é forte, o esforço constante delas pode causar dores de cabeça e fadiga ocular. Esse incômodo pode ser minimizado ao utilizar óculos de sol.

Como escolher o melhor óculos de sol?

Como vimos, é fundamental utilizar os óculos de sol no inverno, pois a incidência de raios ultravioletas continua forte nessa época do ano. Agora, você vai conhecer algumas dicas de como escolher o melhor acessório. Vamos lá?

Identifique o formato do seu rosto

A primeira etapa para escolher os óculos de sol que mais combina com você é identificar o formato do rosto. O ideal é ficar em frente ao espelho, analisando as suas características, para identificar qual é o seu tipo de rosto:

  • rosto redondo — a largura e o comprimento de um rosto redondo têm medidas próximas. Por isso, não tem ângulos definidos nem linhas retas;
  • rosto quadrado — as linhas desse tipo de rosto são bem marcadas e retas;
  • rosto oval — o comprimento do rosto é mais alongado e nenhum ponto ou linha se sobressai;
  • rosto diamante — o queixo é pontiagudo e fino, mas a testa é mais estreita.

Conheça os tipos de óculos

Após identificar o formato do seu rosto, chegou a hora de conhecer os principais tipos de óculos disponíveis no mercado. Confira as opções para escolher aquele que mais combina com você!

Gatinho

Com um formato elegante, esse tipo de óculos tem uma armação com pontas na parte superior. O modelo Gatinho também tem um formato arredondado embaixo para sustentar as lentes.

Aviador

Criado na década de 1930, os óculos aviadores têm uma armação delicada e fina. Um dos destaques é a sua lente, que pode ser fosca, colorida ou transparente. Esse tipo de acessório combina com roupas esportivas, casuais e formais.

Wayfarer

O modelo de óculos Wayfarer vai bem com vários estilos e a sua armação lembra a forma de um quadrado. A parte superior é reta, mas a lateral é mais inclinada, e se torna quase arredondada na parte inferior.

Agora que você conhece a importância dos óculos de sol no inverno, lembre-se: para manter os olhos protegidos contra o vento, os raios ultravioletas e a poeira, é fundamental utilizá-los. Também não se esqueça de adquirir o acessório em uma ótica especializada e manter os cuidados com a visão dia após dia.

Se gostou das dicas, não deixe de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam a importância dos óculos de sol no inverno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.