Os óculos de grau são acessórios muito importantes para quem tem algum problema de visão, como miopia, astigmatismo e hipermetropia, por exemplo. Assim, é essencial mantê-los em bom estado de conservação para evitar que fiquem riscados, amassados ou quebrados.

Por isso, os cuidados com óculos de grau devem ser constantes. Afinal, além de melhorarem a sua visão, ainda são itens que ajudam a compor o visual no dia a dia, não é mesmo?

Neste post, vamos apresentar algumas dicas fundamentais de como cuidar dos óculos de grau. Confira!

1. Limpe as lentes

Saber como fazer a limpeza das lentes dos óculos de grau é a primeira etapa para conservá-los. O ideal é que você use um tecido especial, como uma flanela de microfibra, evitando panos secos, o que inclui camisas e outras peças de roupas.

Pelo menos uma vez por dia, realize uma limpeza mais profunda usando sabão neutro e água corrente. O segredo é esfregar as lentes delicadamente com os dedos e deixá-las secar naturalmente. Papéis e panos macios também podem ser utilizados.

2. Guarde os óculos na caixa sempre que não for usá-los

Um hábito muito simples e que faz diferença em relação aos cuidados com óculos de grau é o modo como se armazena o acessório. É comum deixá-lo em cima da cadeira, da cama ou da mesa, o que aumenta o risco de danificação.

Como os óculos fazem parte do nosso dia a dia, é importante criar o hábito de armazená-los em estojos. A capinha é resistente aos impactos e ao calor, protegendo os óculos, o que evita também que as lentes entortem, quebrem ou risquem. Com esses cuidados, esse item vai durar muito mais.

3. Nunca deixe os óculos com as lentes para baixo

Outro ponto que merece destaque é o modo como os óculos ficam posicionados. Nunca deixe-os com as lentes viradas para baixo e as hastes para cima. Isso evita o atrito da lente com a mesa, protegendo de sujeiras e de possíveis arranhões.

Caso não seja possível guardar os óculos dentro do estojo no momento, mantenha as lentes longe de objetos e deixe a armação em uma superfície segura.

4. Mantenha os óculos de grau longe do calor

O calor extremo é capaz de danificar a armação dos óculos, já que alguns materiais conseguem se moldar às altas temperaturas, como o acetato. Outras partes também podem quebrar e rachar em uma situação de calor.

Por isso, lembre-se de manter o acessório em um local seguro e longe do fogão, por exemplo.

5. Evite colocar os óculos sobre a cabeça

Um movimento bastante comum é colocar os óculos na cabeça para segurar parte do cabelo. Por mais difícil que seja mudar esse hábito, é essencial não utilizá-los nessa parte do corpo, pois isso pode desalinhar a armação e, por consequência, prejudicar o posicionamento das lentes.

Como vimos, é muito importante manter os cuidados com óculos de grau para evitar que o acessório quebre, amasse ou fique arranhado. Para isso, não deixe de seguir as nossas dicas e, quando for adquirir um novo produto, lembre-se de adquiri-lo em uma ótica especializada e conceituada no mercado.

Gostou do post e quer conhecer algumas publicações? Então, não deixe de curtir a nossa página do Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.