Que os óculos são acessórios importantes para quem tem algum problema de visão, você já sabe. Mas como escolher óculos de grau que harmonize com você? Essa é uma dúvida comum e, para não errar, o segredo é optar por uma armação que leve em conta as características do seu rosto.

Essa tarefa nem sempre é fácil e, em muitos casos, é uma grande maratona para experimentar diferentes modelos até encontrar o mais adequado. Contudo, quanto mais você conhece o seu rosto, mais simples fica esse processo.

Ficou curioso e quer conhecer algumas dicas práticas de como escolher óculos de grau? Então, continue a leitura para saber mais!

O que levar em conta no momento de escolher a armação de óculos de grau?

Na hora de adquirir o melhor óculos de grau, é fundamental levar em conta o seu estilo. Mas nem sempre o modelo que mais gostamos se encaixará perfeitamente no rosto ou ficará confortável.

Portanto, o recomendado é combinar o estilo pessoal com o formato do seu rosto. Para optar pelo modelo ideal, você poderá levar em consideração três fatores. Veja quais são eles.

Linha da sobrancelha

O recomendado é que a armação possa acompanhar a linha da sobrancelha, não ficando muito abaixo e não a escondendo completamente.

Ajuste no nariz

Quando os óculos são colocados no rosto, é possível perceber que eles ficam apoiados no nariz. Assim, é preciso que a parte que liga as duas lentes ao óculos se mantenha ajustada nele.

Isso proporciona muito mais conforto, pois o peso ficará distribuído de modo equilibrado pelo rosto. Logo, a armação fica estável, sem entortar ou escorregar.

Tamanho da armação

Outro ponto que deve ser levado em conta é o tamanho dos óculos em relação ao seu rosto. Nesse caso, é importante evitar modelos que fiquem muito grandes ou pequenos para você.

Como escolher óculos de grau de acordo com o formato do rosto?

Agora que já sabe o que levar em conta no momento de adquirir os óculos de grau, chegou a hora de conhecer os principais tipos de rosto e qual a melhor armação. Confira!

Rosto oval

O rosto oval permite o uso de vários tipos de armações, como as mais largas e maiores. Isso porque os ângulos são mais delicados e suaves, sem nenhum ponto em evidência.

Fica bem tanto com óculos ovais quanto retangulares, passando pelos redondos e aviadores. Também combina com a lente oversized, que é propositalmente maior. Se você tem o rosto oval, saiba que poderá variar os tipos de óculos que usará de acordo com a roupa ou a situação, por exemplo.

Rosto quadrado

O rosto quadrado é caracterizado por ter uma testa ampla e maxilar saliente e bem marcado. Esse é considerado um dos tipos mais fashion que existe. Se o seu rosto apresenta essas características, opte por óculos mais arredondados, que fiquem posicionados no alto do nariz.

Desse modo, o rosto passa a impressão de ser mais largo. Evite armações angulares e retangulares, pois fazem a face parecer mais quadrada, sem equilíbrio e harmonia.

Logo, uma boa dica é dar preferência para a armação redonda de metal, para os óculos do estilo Browline, de meio aro, que apresentam o formato similar com a sobrancelha, sendo mais escuros na parte superior. Por fim, escolha óculos coloridos e de formato oval.

Rosto redondo

No rosto redondo, a testa é proporcional em largura e comprimento, o queixo é suave e as bochechas são cheias. Nesse caso, o recomendado é escolher armações quadradas e retangulares que contrastam, dando uma aparência mais estilosa e elegante.

Desse modo, optar por armações que tenham um design mais angular e forte é o mais indicado. Um modelo de óculos que se destaca pela qualidade e é uma boa pedida para o rosto redondo é o Ray-Ban, uma armação quadrada que cai bem em diferentes ocasiões.

Rosto longo

O rosto longo ou retangular é bem simples de identificar. É aquele estreito nas maçãs e com maior distância entre o queixo e a testa, ou seja, a altura é maior do que a largura. Os melhores modelos de óculos de grau são os ovais ou arredondados, pois dão um destaque maior à largura do rosto, suavizando o comprimento, o que confere mais harmonia ao visual.

Rosto coração

No rosto coração, a testa é mais larga e a maçã do rosto mantém proporcionalidade, embora seja mais estreita. Esse formato de rosto combina com armações maiores embaixo ou com algum detalhe na parte inferior dos óculos.

Para ficarem ajeitados, eles devem ser mais largos do que a testa. Evite armação com a parte inferior baixa, que cubra a maçã do rosto. Tente escolher um modelo mais estreito, que dá a ilusão de que o maxilar é mais largo.

Quais são os principais tipos de óculos de grau?

Existem vários modelos de óculos de grau e, com tantas opções disponíveis, fica mais fácil escolher aquele de acordo com o seu formato de rosto. Conheça os principais!

Óculos aviador

Os óculos do tipo aviador são ideais para quem tem o rosto retangular ou oval. Como apresentam uma estrutura mais fina, é melhor que sejam utilizados por quem tem até 4 graus.

Óculos gatinho

Os óculos em formato de gatinho são modernos, com uma armação que combina com vários formatos de rosto. O estilo aparecia em cores neutras e materiais simples, sem grande flexibilidade. Hoje, as armações desse modelo se aperfeiçoaram para proporcionar boa performance sem deixar de lado as características representativas do modelo.

Óculos transparente

Os óculos transparentes vão bem em pessoas com rostos redondos e ovais, sendo considerados um modelo bem versátil. Nesse caso, as armações e as hastes são totalmente incolores, ou com um colorido de leve, dando o tom da transparência.

Agora que já sabe como escolher óculos de grau, lembre-se de que é importante usar uma armação bonita e com a cor de sua preferência. Para isso, analise as características do seu rosto para fazer a melhor escolha!

Gostou do post e quer ficar por dentro de outras dicas? Então, não deixe de curtir a nossa página do Facebook!